A orientação curricular no 1º Ciclo, que vai dos 6 aos 10 anos, fundamenta-se em três níveis de competências ao longo de todo o ensino básico: gerais, transversais e essenciais.
Nas competências gerais, o aluno deverá ser capaz de:
- Mobilizar competências culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações e problemas do quotidiano;
- Usar adequadamente a linguagens de diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;
- Usar corretamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;
- Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação;
Nas competências transversais, o aluno deverá ser capaz de:
- Adaptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objetivos visados;
- Pesquisar, selecionar e organizar informação para transformar em conhecimento mobilizável;
- Adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;
- Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa;
- Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns;
- Relacionar harmoniosamente o corpo e o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal, promotora da saúde e qualidade de vida;
As competências essenciais dizem respeito a cada uma das disciplinas e das áreas disciplinares.