Valências

Creche

Destina-se a crianças entre os 4 meses e os 2 anos de idade. É uma etapa fundamental na vida das crianças, sendo importante aliar o cuidado e a educação.

A escola é um lugar onde a criança recebe cuidados que ajudam o seu desenvolvimento emocional, intelectual, social e físico, onde a alimentação, a supervisão de saúde, os cuidados médicos, o descanso e as atividades são oferecidas de acordo com as exigências do processo de desenvolvimento da criança. Existe uma continuidade na natureza dos cuidados que são prestados à criança, transmitindo-lhe condições de segurança, fundamentais para a aquisição de novas experiências.

Relativamente à valência da creche, segundo o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social (Artigo 4.º) os objetivos específicos da creche são:

“Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar; Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança; Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada criança; Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado; Proporcionar condições para o desenvolvimento integral da criança, num ambiente de segurança física e afetiva; Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade.”

Do cruzamento da lista de objetivos divulgada pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social e dos objetivos específicos traçados por cada uma das docentes nascem os objetivos que consideramos representativos das metas a atingir ao longo do ano letivo, tendo em conta que são trabalhados de acordo com as caraterísticas das turmas e das crianças individualmente.

No berçário, a nível linguístico é importante criar alguns objetivos para a criança, como falar, clara e pausadamente e enriquecer o significado das palavras com ações, expressões e gestos; palrar com o bebé como se de um jogo se tratasse, intercalar palavras com sons de forma a ele tentar repetir; dar significado às palavras com a ajuda de imagens, gestos e ações, expansão de vocabulário através de persistência e estimulo, chamar a atenção para todos os sons que o rodeiam e mencionar os seus nomes, ler livros simples, repetindo nomes e objetos, apontar para objetos conhecidos, ensinar os seus nomes e pedir para os repetir, enumerar cores, texturas e outras propriedades, canções, rimas e poesias simples.

Relativamente às capacidades sócio-afetivas pretende-se observar e imitar a criança com expressões faciais exageradas e gestos, brincar com o bebé. Cantar e aplicar jogos rítmicos, imitar os seus sons com variações de tom e sonoridade, fazer gestos largos e expansivos na tentativa que a criança copie, fazer brincadeiras que envolvam contacto físico com o bebé, fazer jogos de interação, estimular a sociabilidade com o grupo, enfatizar boas ações, estimular confiança e desembaraço e ajudar a descobrir o mundo e suas potencialidades.

No que diz respeito às capacidades psicomotoras pretende-se estimular o máximo de movimentos e equilíbrio, ajudar a sentar e a corrigir posturas, estimular o trabalho muscular, fazer exercícios de preparação para gatinhar, exercitar a mão e as suas funções. Realizar puzzles simples, jogos de construção e estimulação óculo-pedal.

Na sala do Bibe Azul (1/2 anos) a nível da área da Iniciação à Matemática são desenvolvidos alguns objetivos tais como: identificação de cores, estruturação espacial, tamanho, contagens simples e reconhecer noções de quantidade.

Ao nível da área de conhecimento do mundo pretende-se desenvolver a descoberta de si mesmo, a descoberta dos outros, a descoberta do ambiente natural, o ser humano em sociedade, as épocas festivas e as estações do ano.

Com um ano de idade, pretende-se também fomentar o diálogo e o interesse em comunicar, a compreensão oral, ritmo e entoação, comunicação oral e comunicação não-verbal.

Ao nível das expressões artísticas tem como objetivos específicos desenvolver a expressão plástica através da exploração de diferentes materiais e técnicas. Desenvolver a expressão corporal e dramática, bem como o desenvolvimento da identidade, harmónico e a socialização.

Na sala do Bibe Verde (2/3 Anos) os objetivos que se pretendem atingir na área do conhecimento do mundo vão de encontro a várias temáticas, que irão ser exploradas e desenvolvidas em sala de aula. Temáticas como: o Homem e o Meio; a família, os meios de comunicação, os meios de transporte, o reino vegetal, o reino animal, épocas festivas, estações do ano, a água, a praia e os santos populares.

Na área das expressões artísticas pretende-se desenvolver a expressão plástica que vai de encontro a diferentes técnicas (rasgadura, colagem, impressão, modelagem, construções) e explorações de diferentes materiais. Pretende também desenvolver as capacidades ao nível da expressão dramática e corporal.

Na área da Iniciação à Matemática, o educador pretende atingir vários objetivos, são eles a utilização e exploração de diferentes materiais, a orientação e organização espacial, a cor, o tamanho, as noções espaciais-temporais, as formas geométricas, as propriedades dos objetos e a classificação e seriação dos objetos.

Na área do desenvolvimento oral e estimulação à leitura, o que se pretende é estimular a criança para a linguagem oral, através do vocabulário prático e quotidiano, e de contos e histórias curtas e simples ou até mesmo lengalengas e trava-línguas.

As Nossas Atividades

Apresentamos várias atividades, com a finalidade de criar e manter um ambiente educativo que ajude a alcançar os objetivos pedagógicos.